Em um episódio polêmico, Umberto Jefferson, prefeito de São Mamede, retornou ao cargo nessa quarta-feira (06), após ter sido preso e afastado de suas funções em agosto, no contexto da operação “Festa no Terreiro”.
A sua soltura foi determinada pelo ministro João Batista Moreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e sua volta ao cargo foi autorizada pela ministra Daniela Teixeira, da Quinta Turma do mesmo tribunal.
A operação “Festa no Terreiro”, que desvendou um intricado esquema de direcionamento de licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no município, levou Umberto Jefferson e outros envolvidos a serem acusados de uma série de crimes, incluindo fraude em licitação, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro.
No retorno ao posto, mesmo após a prisão, o prefeito foi recebido com uma celebração efusiva na entrada da cidade por eleitores e pelo vice-prefeito Francisco das Chagas Filho (União), mais conhecido por Chaguinha.
O contraste entre as acusações graves e a efusividade da recepção tem suscitado questionamentos e incredulidade por parte de moradodiante da cidade.
Fonte: De Olho no Cariri