COMPARTILHAR

Dados da Sesuma confirmam que gestão Bruno Cunha Lima intensificou obras de pavimentação, recuperação da malha viária e construção de novas praças e parques

Campina Grande continua mantendo uma limpeza urbana de qualidade e, pelo segundo ano seguido, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima bate recorde na coleta de lixo domiciliar. O número passou de 84 mil toneladas (2021) para 88 mil toneladas neste ano, constatando que a população cresceu e a quantidade de resíduos sólidos também, principalmente no âmbito domiciliar. 

Para melhorar o serviço de coleta em Campina Grande, uma nova empresa, a MB Limpeza Urbana, foi contratada pela Prefeitura e, desde novembro, vem otimizando e oferecendo novos mecanismos e tecnologias para melhorar ainda mais a limpeza urbana e dos distritos.

A retirada do lixo de ponto (locais monitorados pela Sesuma), das caixas coletoras e de terrenos baldios, totalizou 59 mil toneladas, resultando no total de 150 mil toneladas, somando ao resíduo domiciliar.

O que chamou mais a atenção no relatório anual, apresentado pelo Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Geraldo Nobre Cavalcante, foi o trabalho da reciclagem em geral. Cada vez mais, essa ação vem recebendo adesão da população ao Programa Recicla Campina.

Este serviço dispõe de pontos fixos, além de um depósito e também faz a coleta de porta a porta dos resíduos recicláveis em geral, de eletrônicos e dos pneus inservíveis, atuando diretamente nos grandes eventos do Município, a exemplo do São João e do Natal Iluminado. Mais de 2.400 toneladas destes resíduos tiveram destino correto: papel, papelão, plástico, alumínio, pneus inservíveis, vidros e produtos eletrônicos, entre outros.

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou o trabalho intenso, em todos os setores da Sesuma, com o crescimento no volume de recolhimento do lixo, recuperação da malha viária, produção e distribuição de mudas de árvores, recuperação de estradas, pavimentação em paralelepípedos, construção e revitalização de praças, limpeza, construção de barreiros e barragens e na desobstrução de canais e galerias, como ainda a manutenção dos cemitérios da cidade, Mercados e Feiras.

Detalhando

O trabalho permanente das equipes da Sesuma foi fundamental para a limpeza urbana da cidade em 2022. Segundo o relatório, apresentado pelo secretário Geraldo Nobre ao prefeito Bruno Cunha Lima, foram quase 160 mil toneladas de lixo recolhidas ao longo destes doze meses. Apenas a coleta domiciliar, realizada regularmente três vezes por semana, chegou a 88.157 mil toneladas, número significativo e que comprova a excelência desses serviços prestados à população.

Além da coleta porta a porta, outra atividade é o recolhimento de entulhos e resíduos volumosos em terrenos baldios, que alcançou a marca de 44.473 mil toneladas. Outros números estão relacionados ao lixo de ponto (12.050 mil toneladas); feiras e mercados (cerca de 292 toneladas) e caixas estacionárias (2.900 toneladas); recolhimento de pneus inservíveis (318 toneladas) e a coleta de resíduos recicláveis por meio do Programa Recicla Campina (850 toneladas).

Em quilometragem foram 11.865 km em capinação; 69.564 km em varrição; 7.41 km em limpeza, manutenção e desobstrução de canais; 498 km em terraplenagem de ruas e estradas; 2.309 km de meio-fio pintado. No relatório constam ainda 61 campos de futebol patrolados; 11 barreiros limpos; recolhimento de 187 animais mortos e apreensão de outros 313.

Outra atividade permanente, desenvolvida pela Sesuma, é a de recuperação da malha viária, mais conhecida como operação tapa-buracos, realizada com a reposição de pavimentação em pré-misturado a frio (asfalto) que alcançou a marca de 34.825m², ou em paralelepípedo (1.735 m²). Foram 287 galerias desobstruídas; 8.062m² de limpeza de linha d’água; 3.992 m² de canais e canaletes e o patrolamento de 66 campos de futebol

Onze novas praças, parques e áreas verdes com academias, canteiros e rotatórias foram concluídas e estão em execução, contemplando os bairros do Monte Santo, Castelo Branco, Distrito dos Mecânicos, Centro, São José, Vila Cabral de Santa Terezinha, Novo Horizonte, Catolé, Liberdade.

Destaque para a obra do Parque Linear do Dinamérica, avaliada em R$ 13 milhões, com primeira etapa já concluída e servindo a população. No primeiro semestre de 2023, a segunda etapa será entregue.

Pavimentação de ruas

Neste ano, a Sesuma também executou 60.510mil m² em pavimentação de 56 ruas em paralelepípedo. Já foram entregues as ruas Manoel Batista, João Severino da Silva, Manoel Lopes de Figueiredo, Ubirajara, Maria Cândido da Silva e Projetada (no bairro da Catingueira). E no bairro do Catolé foram as ruas: José Guedes Albuquerque, Geraldo Soares de Almeida, Luíza Bezerra Mota, José Soares de Santana, Antônio Bonifácio, Joaquim Medeiros, Luiz Albuquerque de Farias, João Batista Tavares de Brito, Joselita Reis Brasil e Conselheiro Joaquim Barbosa.

Também as ruas Brena (trecho 1), Praga, Mônica (Cuités); Itan Pereira e Projetada (Itararé); Honorato Antônio Dantas, João Viana Guedes Amorim, Antônio Alves de Lima, José Lourenço de Albuquerque, Luiz Leopoldino de Albuquerque, Luiz Romero (rua e travessa), Domingos dos Santos, radialista Geraldo Rodrigues, José Quintino Ribeiro e Eliotério Sales (Jardim Continental); José Alves Sobrinho, Jardim Tavares.

Outro bairro contemplado com pavimentação foi o Quarenta. As ruas Santa Rita, José da Silva Maciel, Vila Ferroviária, João Araújo Filho, Manoel Quirino e Manoel Quirino 1, Maria de Jesus Freire, Vanilda Pereira dos Santos já estão calçadas. O bairro de Santa Cruz foi contemplado com o calçamento realizado na rua Eulália Cruz.

Meio Ambiente

O Meio Ambiente também mereceu destaque ao longo de 2022.  O viveiro de plantas, localizado no bairro São Januário, tem hoje disponíveis 27.745 mudas de 81 espécies (arbóreas e frutíferas), para o plantio e distribuição com a população. Resultado de produção e doações.

A Coordenação do Meio Ambiente, durante o ano de 2022, através do programa Minha Árvore, efetuou o plantio de quase 9.500 novas mudas em residências (880), em logradouros públicos (2.859) e outras 5.690 mudas foram doadas. Ainda há disponíveis para a população 13.107 mudas de 70 espécies. Desde que foi criado, o Programa Minha Árvore já doou e plantou mais de 70 mil unidades. A previsão, para 2023, é plantar mais 10 mil mudas.

Fonte:Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here