COMPARTILHAR

Somente em João Pessoa, há 24 candidatos para cada vaga no Legislativo: veja o panorama sobre a disputa deste ano.

Nos 223 municípios paraibanos, foram registrados no Portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 632 candidaturas a prefeito e 11.054 para a disputa de vereador nas eleições municipais do dia 15 de novembro. O prazo para a apresentação de pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral terminou no sábado (26Setembro2020). No momento, partidos e coligações aguardam os julgamentos e a confirmação oficial dos registros.

Em João Pessoa, as eleições já registram um número recorde de candidatos a prefeito: 14 no total. Esse número poderá ficar em 13 candidaturas, caso a Justiça Eleitoral confirme a retirada do nome do deputado estadual Anísio Maia (PT) da disputa. Por decisão da direção nacional, o PT decidiu apoiar a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) – também ex-prefeito – a prefeito da capital.

Mesmo sem a candidatura de Anísio Maia, o pleito de João Pessoa poderá, também, caminhar com um total de 14 candidatos a prefeito. É que o PCdoB tem o nome do empresário Percival Henriques como candidato a vice-prefeito na coligação encabeçada pelo PT.

Caso a Justiça Eleitoral confirme a não-candidatura de Anísio, o Partido Comunista do Brasil, se assim desejar, poderá lançar candidatura própria. Os nomes mais cotados do PCdoB são do próprio Percival e de Gregória Benário, presidente estadual da legenda.

Dos 14 candidatos a prefeito registrados, sete estão em exercício do mandato ou já tiveram mandatos eletivos: Anísio Maia; Cícero Lucena (Progressistas), ex-prefeito, ex-governador e ex-senador; João Almeida (Solidariedade), vereador e suplente de deputado estadual; Raoni Mendes (DEM), exvereador e ex-deputado estadual; Ricardo Coutinho; Ruy Carneiro (PSDB), deputado federal; e Wallber Virgulino (Patriota), deputado estadual.A capital paraibana é o maior colégio eleitoral do Estado, com 522.269 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Desse total, 55,5% são mulheres e 44,5%, homens. Na disputa, cinco partidos são considerados de esquerda: PSoL, PCO, PSTU, UP e PT. Outros dois, Rede Sustentabilidade e PSB, são apontados como de centro-esquerda. Já na centro-direita estariam seis legendas: Progressistas, PV, PSDB, MDB, DEM e Solidariedade. Por fim, o Patriota se encaixaria como partido de direita.Terminado o prazo para o protocolo do pedido de registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral, as 27 cadeiras na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) serão disputadas por 663 candidatos. Já para a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vão concorrer a uma das 23 cadeiras 475 postulantes.Para o cargo de prefeito estão na disputa seis candidatos: Ana Cláudia (Podemos), na coligação ‘Novos Tempos, Novas soluções’; Arthur Bolinha (PSL), na coligação ‘Povo Forte, Cidade Livre’; Bruno Cunha Lima (PSD), na coligação ‘Campina Rumo ao Futuro’; Edmar Oliveira (Patriota); Inácio Falcão (PCdoB), na coligação ‘Campina Tem Jeito’; e Olímpio Rocha (PSoL), na coligação ‘Campina Merece Ser Grande’.

Fonte: obeabadosertao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here