COMPARTILHAR

Em meio à crise do coronavírus, a Paraíba mostra sua criatividade. Um aparelho respirador pulmonar foi desenvolvido pelo professor Mário Ugulino, em parceria com seu aluno, Railson de Oliveira, que é fruto de uma tese de doutorado, dentro do projeto Inova (Agência de Inovação) da Universidade Federal da Paraíba. O equipamento foi desenvolvido em 48 horas, segundo os pesquisadores.

O equipamento tem baixo custo e pode ser monitorado à distância com o uso de aplicativos, segundo Raílson: “Estamos trabalhando em aplicativo para dispositivos móveis. O objetivo é utilizar um tablet, por exemplo, que recebe sinal de vários respiradores de modo simultâneo via internet.

Assim, o médico responsável poderá ver os parâmetros de todos os pacientes na palma da mão  e de fora da UTI, diminuindo a exposição, o esforço e o tempo.”

Para o professor Ugulino, a ideia do controle por dispositivo móvel se dá “diante do isolamento necessário para determinadas doenças, tanto para equipe de profissionais de saúde quanto familiares. Assim, à distância e com os meios disponíveis pela tecnologia digital, pessoas com o novo coronavírus podem ser monitoradas e ajudadas”.

Além de Ugulino e Raílson, a equipe também é integrada pesquisadores do Centro de Informática Tiago Maritan e Marcos Alves, afora o doutorando em Química Valber Elias.

A expectativa agora é alguma empresa se interesse pelo projeto, para iniciar a fabricação do aparelho em escala.

Fonte: Hélder Moura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here