O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) estabeleceu como meta testar pelo menos 10% da população da Paraíba para o novo coronavírus para identificar a Covid-19 não só os pacientes hospitalizados, mas principalmente nos assintomáticos. A afirmação foi feita em uma coletiva realizada na inauguração do Hospital das Clínicas em Campina Grande, nesta sexta-feira (5), que vai passar a receber pacientes da Covid-19.
Segundo João Azevêdo, a Paraíba vai passar a ser um dos estados que mais vai testar a população para o novo coronavírus. A meta é superar 10% da população do estado, ou seja, aplicar cerca de 400 mil testes, de acordo com estimativa populacional feita pelo IBGE em 2018, que foi de 3,99 milhões de habitantes.
A ampliação das testagens vai se dar também por meio sorteio de casas para aplicação dos testes rápidos. O governo estadual também vai iniciar um levantamento de informações por meio de ligações feitas pela Secretaria de Estado da Saúde e para posteriormente fazer o cruzamento de dados com as pessoas que baixaram o aplicativo sobre o coronavírus na Paraíba, aproximadamente 10 mil pessoas.
“Vamos ter um conjunto de informações, trabalhando sempre baseado na ciência e na pesquisa. A partir daí, vamos ter indicação dos melhores caminhos a tomar nessa doença que a gente pouco conhece ainda”, comentou.
De acordo com o governador da Paraíba, foram distribuídos cerca de 130 mil kits de teste rápido para Covid-19 divididos para todos os 223 municípios paraibanos.
Fonte: G1 PB