O valor total dos impostos pagos pela população do país superou R$ 1,5 trilhão. O total é referente aos valores dos impostos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia do ano até 01 de agosto. Em relação ao ano passado, o brasileiro está pagando mais impostos em 2021, já que o valor de R$ 1,5 trilhão só foi atingido, em em 2020, no mês de setembro.
A apuração é da Associação Comercial de São Paulo (ASCP), que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços (IGP) como responsáveis pela carga tributária. O IPCA subiu 8,6% nos últimos 12 meses e o IGP registrou 33% de aumento, no mesmo período.
O Congresso Nacional analisa a reforma do sistema de arrecadação do país e seu alcance, ou seja, se ela será apenas em pontos específicos do modelo tributário ou se será ampla, capaz de modernizar os sistemas e unificar as cobranças em um modelo simples e transparente. Especialistas afirmam que o modelo atual de arrecadação de impostos está reduzindo a capacidade e a competitividade dos estados.
Fonte: Brasil 61