A Policia Federal prendeu ao amanhecer deste sábado, o General Walter Souza Braga Netto, ex-candidato a vice de Bolsonaro na chapa de 2.022. Ele é alvo do chamado inquérito do golpe. A PF realiza buscas na casa dele.
Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro, em Copacabana, onde mora. Ele será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.
Braga Netto é general da reserva do Exército, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo de Jair Bolsonaro.
A Polícia Federal indiciou Braga Netto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid por tentativa de golpe de Estado.
Na lista de indiciados pela PF também estão ex-ministros do governo Bolsonaro, ex-comandantes do Exército e da Marinha, militares da ativa e da reserva e ex-assessores do ex-presidente.
A Polícia Federal cumpre, também na manhã deste sábado (14), outros mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Uma busca nos endereços do General é referente ao inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado, para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2.022.
São dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão.
As medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas, segundo a PF.
O ex-ministro se encontra na sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro fazendo corpo de delito e a tendência é que seja encaminhado para a sede do Comando Militar do Leste também no Rio de Janeiro.
NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO
Fonte: sistema globo