COMPARTILHAR

Os dividendos políticos colhidos pelo deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) nas eleições de 2022 têm tirado o sono do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), homem forte do governo Bolsonaro e mais proeminente nome do Progressistas em nível nacional.

É que em relação a Aguinaldo, os polos podem ser invertidos.

O paraibano tem histórico de bom relacionamento com correntes adversas, dado o seu estilo diplomático de atuar na política.
Com relação ao PT, a abertura é ainda maior. Aguinaldo foi ministro de Dilma Roussef com destacada atuação na pasta das Cidades, e gozava de grande prestígio da parte da presidente. Não só por isso, sempre manteve também boa relação com o próprio Lula.
Mas não é só isso. Há os números. Na ‘pequenina’ Paraíba, Aguinaldo foi, ao lado do reeleito governador João Azevêdo (PSB), o grande vencedor das eleições deste ano.

Cotado inicialmente para disputar a vaga do Senado, pronunciou-se estrategicamente na hora certa e emplacou o sobrinho Lucas Ribeiro (PP) para a vice de João, enquanto manteve sua candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Resultado: elegeu-se com a segunda maior votação do estado, ajudou a eleger o sobrinho vice-governador e mais quatro deputados federais.

Já Ciro, o Nogueira, teve desempenho eleitoral pífio. Não conseguiu eleger seu candidato a governador do Piauí, do qual sua esposa era a vice. Também não elegeu seu candidato ao Senado.

Tem mais: na sua cidade natal, Pedro II, Ciro, que é ministro e efusivo apoiador de Bolsonaro, engoliu 75% dos votos válidos para Lula.
Ainda: o Piauí foi o estado que deu a maior votação percentual a Lula: 76,8%.

Bastidores comentam que Aguinaldo pode encaixar sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) na vice-presidência do Senado, com a reeleição de Rodrigo Pacheco. E também que a interlocução com o futuro ocupante do Palácio do Planalto já vai de ‘vento em popa’.

É de perder o sono mesmo, Ciro.

Fonte: Folha da PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here