Na programação o Prefeito Romero Rodrigues, o secretario municipal de Cultura (Joia Germano) e a Juíza de Direito (Ivna Mozart), acolherão os presentes e apresentarão todas as informações referentes aos preparativos, para o evento que, tradicionalmente, acontece no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o Santo Casamenteiro. Na mesma data também é comemorado o Dia dos Namorados.Neste ano, o Casamento Coletivo chegará à marca de 30 anos, realizado sem interrupções, segundo dados repassados pelos organizadores. Estima-se que, ao longo dessas três décadas, cerca de cinco mil casais já participaram da cerimônia. O evento ocorre dentro da programação oficial do Maior São João do Mundo.
A rotina dos noivos, até o dia da celebração do Casamento, é bastante diversificada. Vai desde o agendamento nos cartórios em Campina Grande, para assinatura dos tramites cartoriais, escolha dos vestidos das noivas e ternos dos noivos, ensaios na Pirâmide (local onde ocorrerá a cerimônia). Entre as novidades, na edição deste ano, estão os cursos de preparação para os noivos.
Estima-se que o Casamento Coletivo reunirá, nesta edição de 2019, mais de 1,5 mil pessoas na Pirâmide do Parque do Povo, entre noivos, padrinho e familiares numa grande celebração. Os custos de toda a cerimônia (trâmites nos cartórios, aluguel dos vestidos de noivas, ternos completos para os noivos, produção de maquiagens e penteados, buquês, o tradicional bolo de noiva) são disponibilizados pela Prefeitura Municipal.