Vinte marcas de cachaças produzidas na Paraíba compõe o ranking das 200 melhores do país elencadas no livro “200 anos – 200 cachaças – a evolução da cachaça, da Independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos”, publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que homenageia o bicentenário da Independência do Brasil.
O livro traz a história da cachaça, linha do tempo, um manual de degustação e a evolução do mercado da cachaça contada por meio de uma lista com 200 rótulos, elaborada por quatro especialistas: Andréia Gerk, Milton Lima, Luiz Arkhan e Jairo Martins. A ideia é mostrar a importância da bebida genuinamente brasileira como um dos mais significativos representantes da nossa identidade, sua contribuição cultural, social e econômica ao longo da história do país.
A Cachaça Triunfo foi criada em 1994 por Maria Júlia e Antônio Augusto Baracho, concretizando o sonho de terem uma produção de qualidade da bebida no município paraibano de Areia. A cidade é conhecida como a capital paraibana da cachaça.
Confira as cachaças paraibanas que compõe a lista:
-
- Turmalina da Serra – Areia
- Vitória – Areia
-
- Matuta – Areia
- Gregório – Alagoa Grande
- Maribondo – Guarabira
-
- Serra Preta – Alagoa Nova
- Jureminha – Guarabira
- São Paulo – Cruz do Espírito Santo
-
- Cigana – Cruz do Espírito Santo
- Volúpia – Alagoa Grande
- D’dil – Belém
-
- Boa do Brejo – Areia
- Serra Limpa – Serra da Raíz
- Triunfo – Areia
-
- W – Areia
- Granraiz – Mamanguape
- Baraúna – Alhandra
- Nobre – Cruz do Espírito Santo
- Caninha do Brejo – Alagoa Nova
- Pai Vovô – São Domingos